O uso de máscara na rua já não é mais obrigatório nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão
São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul já haviam liberado o uso de máscaras no últimos dias e, nesta quinta-feira (10), foi anunciada a liberação do acessório também no Distrito Federal (DF). Além disso, estados como Minas Gerais e Roraima deixaram a cargo dos municípios decidir a regra.
No Rio Grande do Sul, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu da decisão da Justiça sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras para menores de 12 anos. O governador Eduardo Leite havia anunciado a liberação ainda no dia 26 de fevereiro. Para os gaúchos, após o recurso da PGE, ficou decidido que a obrigatoriedade é “para maiores de 12 anos, sendo recomendado o uso, com supervisão, para crianças maiores de seis e menores de 12 anos”.
A liberação do uso da proteção facial normalmente vem acompanhada de pareceres técnicos ou a partir da observação de quedas na internações e mortes pela covid. No Rio Grande do Sul, alguns médicos infectologistas criticaram a decisão, argumentando que as crianças, em sua maioria, não estão imunizadas.
A liberação na capital federal, por exemplo, ocorre em meio à queda na taxa de transmissão do coronavírus. Atualmente, o DF tem 89,22% do público-alvo vacinado com a primeira dose, 80,28% com a segunda dose e 34,63% com a dose de reforço, o que justificaria a liberação da máscara. No DF, a liberação vale tanto para ambientes abertos e fechados.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil