Atividades acontecem a partir da próxima semana
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) inicia, a partir da próxima terça-feira (13), levantamento diário de dados com a comunidade, com o objetivo de auxiliar aos trâmites de construção do diagnóstico sobre a mobilidade em Caxias do Sul. O levantamento será realizado por colaboradores da empresa URBTEC™, uma consultoria contratada para a realização do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias). Os colaboradores, trajados com coletes e crachás, abordarão cidadãos em terminais do transporte coletivo e em outros pontos estratégicos do município.
O levantamento dos dados também consiste de análises de tráfego nas vias, por meio de contagem volumétrica em diversos cruzamentos do município. O objetivo do estudo é compreender a situação atual da mobilidade urbana através do mapeamento da circulação de pedestres e de veículos. Estas informações, após análises, serão incorporadas ao Planmob Caxias.
A primeira etapa, que inicia na próxima semana, terá enfoque no grau de satisfação da comunidade em relação aos serviços utilizados. A SMTTM salienta que pesquisas públicas serão rotineiras até o final do ano, com diferentes temas e objetivos propostos pelos colaboradores da URBTEC™.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, a comunidade pode encaminhar opiniões através de formulário específico que se encontra no link do Planmob (https://forms.gle/3mn3rdqtsyUbE229A). A SMTTM também atende por meio dos telefones (54) 3290.3900 e (54) 3290.3933.
Planmob Caxias
O Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias) é um plano municipal cujo objetivo é a integração do planejamento urbano, do transporte, do trânsito e da mobilidade, observando os princípios da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.
O Planmob Caxias contemplará diferentes modais e serviços de transporte e circulação, tendo como objetivo principal a orientação das ações do poder público, compatibilizando-as com os interesses coletivos para o desenvolvimento sustentável e o acesso universal à cidade.