A grande maioria dos estabelecimentos localizados no centro permaneceram sem atendimento, porém não foram raros os flagrantes de pessoas circulando sem máscara
No primeiro dia útil desde a decisão do Governo do Estado de colocar todas as regiões em bandeira preta e determinar o fechamento dos serviços não essenciais, a movimentação nas ruas diminuiu consideravelmente. Em Flores da Cunha, a maioria dos estabelecimentos comerciais decidiu respeitar o Decreto Estadual e permaneceu com as portas fechadas, nesta segunda-feira (1º).
A rua Borges de Medeiros, por exemplo, conhecida por ser uma das mais movimentadas em dias normais, teve a maioria das lojas com expediente suspenso. Não faltaram placas indicando contatos e outras informações das empresas para os clientes. A Avenida 25 de Julho também teve movimentação pública do comércio reduzida, tendo aberto somente farmácias e alguns restaurantes com serviço de pegue e leve.
Mesmo com a restrição para que o comércio funcione apenas nos modelos de tele-entrega ou tele-atendimento, a movimentação nas ruas, praças e calçadas ainda surpreende. Diversas pessoas continuam circulando pelos espaços mesmo que a orientação seja para que não se saia de casa sem necessidade. Na Praça da Bandeira e em outros pontos do centro, não foram raros os flagrantes de pessoas andando sem máscara.
O Decreto Estadual da bandeira preta segue em vigor pelo menos até o próximo domingo (7). As aulas para a Educação Infantil e para as crianças do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, que haviam sido liberadas para ocorrer presencialmente, foram novamente suspensas e deverão continuar em formato on-line síncrono como na maior parte do período letivo de 2020.