Temporal que ocorreu neste domingo (26), causou prejuízos de até 50% em algumas propriedades
Nesse final de semana, os agricultores da Serra gaúcha tiveram uma surpresa não muito agradável. A tão esperada chuva finalmente chegou neste domingo (26), mas veio acompanhada de granizo, o que causou prejuízo em algumas plantações e parreirais de uvas da região.
Alguns minutos de chuva causaram grandes estragos. Segundo a secretária de agricultura de Flores da Cunha, Fabiane Veadrigo, cerca de 300 hectares foram prejudicados com a chuva de pedra que caiu na região. Além disso, ainda conforme Veadrigo, as propriedades mais atingidas tiveram 50% de perda na produção de uvas.
O levantamento feito pela pasta, foi realizado juntamente com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e contabilizou danos nas comunidades florenses de Lagoa Bella, São Roque, Santa Líbera, Nova Roma, Monte Bérico, Restinga, Linha 80 e Linha 100.
A agricultora de Monte Bérico, Daniela Schiavenin, relatou que os parreirais de sua propriedade não foram tão atingidos pelo granizo deste domingo. Porém, a estiagem vem danificando a produção de uvas da família. “Choveu apenas oito milímetros. Esse já é o terceiro ano seguido que as parreiras sofrem com a estiagem”, afirma Schiavenin.
Outros agricultores da região também relatam que estão perdendo parte da produção pela falta de chuva. A previsão, segundo a MetSul Meteorologia, é que no final de semana a chuva retorne, porém será mais uma vez mal distribuída e pode haver temporais e queda de granizo na região.