Em Nova Petrópolis e Garibaldi a exigência da proteção já foi derrubada
A Prefeitura de Caxias do Sul estuda a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados. Esta informação foi confirmada pela Administração na tarde desta sexta-feira (18). De acordo com as informações disponibilizadas, está sendo feita a avaliação de dados técnicos junto à Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste RS), para embasar a decisão.
No início da próxima semana, após a avaliação dos dados, será convocada uma reunião do gabinete de crise para a tomada de decisão.
Em Nova Petrópolis e Garibaldi, ambos municípios aqui na Serra, a exigência da proteção já foi derrubada. No caso de Nova Petrópolis, primeiro município da região a suspender a obrigatoriedade, o uso de máscaras somente se faz necessário em Unidades de Saúde, farmácias, e demais instituições ligadas a saúde.
A capital Porto Alegre também já liberou o uso da proteção para ambientes abertos e fechados.
Números para sustentar a decisão
Com 416 pessoas com o vírus ativo, Caxias registra 13 pacientes em enfermaria (sendo duas crianças), cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 398 positivados que estão em isolamento domiciliar.
A taxa de ocupação de UTIs segue com tendência de queda. A ocupação dos leitos Covid está em 34% em leitos privados e 42% em leitos do SUS.
Foto: Juliane Ribas/Prefeitura