Iniciativa de cunho educativo reúne as entidades empresariais ligadas ao comércio – CDL, CIC e Sindilojas Caxias
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), sediou na manhã de terça-feira (17), uma reunião para apresentar os objetivos da recente campanha “O barato que sai caro”, que pretende combater a pirataria a região. Estiveram presentes representantes das secretarias e autarquias da Administração Municipal, forças policiais estaduais e federais, Ministério do Trabalho, Receita Federal e Procon.
Iniciativa das entidades empresariais ligadas ao comércio – CIC Caxias, Sindicato do Sistema Comércio de Caxias do Sul (Sindilojas) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) –, a campanha “O barato que sai caro” tem por objetivo sensibilizar a população sobre os riscos de se adquirir produtos ilegais. Além disso, ressalta que estes riscos e prejuízos atingem a saúde e a segurança dos consumidores, afeta o mercado de trabalho, causa danos à indústria e ao comércio e impacta na arrecadação tributária, além de fortalecer a criminalidade.
As ações incluem uma cartilha educativa elaborada pela Fecomércio-RS direcionada ao público infantil, exposição de outdoors e divulgação em mídias sociais. Entre as reflexões que a campanha faz está a de que os caminhos da ilegalidade se tornam atraentes e vantajosos porque a estrutura não permite uma fiscalização mais efetiva. No entanto, as entidades empresariais argumentam que é necessário começar com pequenas ações e adotar investigações mais profundas sobre todo o sistema que envolve o contrabando e o comércio ilegal no Brasil.