Um dos condutores foi preso por ter atingido índice de 0,97ml de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões
Um blitz foi realizada na madrugada deste domingo (6), de 1h20 a 4h15, no trecho inicial da rua Coronel Flores, na Estação Férrea, em Caxias do Sul. Denominada como Operação Balada Segura, a ação de fiscalização realizou 205 testes do etilômetro, comprovando que 32 destes condutores estavam embriagados.
Um dos condutores foi preso em flagrante por ter atingido índice de 0,97ml de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, índice quase três vezes superior ao máximo permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro, de 0,33. O condutor, inclusive, havia tentado fugir do local ao perceber a presença dos agentes.
Dentre os 32 flagrados sob influência de álcool, três não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outro condutor portava o documento com validade vencida e quatro veículos foram recolhidos ao depósito credenciado do Detran/RS. No total, foram emitidas 39 autuações.
De acordo com a Fiscalização de Trânsito, com o etilômetro passivo os agentes fazem testes rápidos em todos os condutores que passam pela blitz. Se o teste der negativo, o condutor é liberado para seguir. Caso contrário, é retido e o veículo abordado para mais averiguações.
A ação da Fiscalização de Trânsito é integrada com a Brigada Militar e a Guarda Municipal e tem o objetivo de reduzir infrações de trânsito relacionadas ao consumo de álcool.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade seguirá com operações sem aviso prévio e em locais distintos. Os condutores que tentam se evadir estão sujeitos a autuações mesmo sem que ocorra a abordagem.
Foto: Fiscalização de Trânsito