Obras danificadas ou desatualizadas serão descartadas
A Secretaria de Cultura, de Nova Roma do Sul, divulgou nesta quinta-feira (17), que vai atualizar o acervo da Biblioteca Pública Municipal Oscar Bertholdo. De acordo com a pasta, o processo se inicia com o levantamento de obras desatualizadas ou danificadas que serão descartadas.
“Grande parte dos livros e periódicos que sairão da biblioteca estão em péssimo estado de conservação, danificados pelo tempo e que por vezes acabam tornando até impossível a leitura. Não faz sentido que fiquem nas prateleiras,” explica o secretário, Cristiano Panozzo.
Para que o descarte dos livros aconteça, a Secretaria publicou um decreto que regulamenta todo o processo. Segundo o documento, uma relação das obras que serão descartadas precisa ficar publicada no site oficial da prefeitura por pelo menos 30 dias. Durante este período empresas, associações ou entidades da cidade podem solicitar a doação dos mesmos. Pessoas físicas, por sua vez, não podem receber os livros, mas têm a possibilidade de, no mesmo prazo, manifestar o interesse de que o material não seja descartado.
Após este período, as obras serão encaminhadas para reciclagem. A íntegra do decreto pode ser acessado clicando aqui. A primeira relação de livros selecionados para descarte foi publicada no site da prefeitura também nesta quinta-feira. São mais de 450 títulos que podem ser consultados clicando aqui.
“Durante muitos anos a biblioteca recebeu livros velhos que as pessoas tinham em casa e não sabiam como se desfazer. Esta revisão de todo acervo vai permitir que a biblioteca seja atualizada com obras que realmente interessem a população,” pontua Cristiano.
Informações mais detalhadas das obras e dúvidas podem ser consultadas na Secretaria, pelo telefone (54)3294-1005 ou pelo e-mail: [email protected].
Fonte: Prefeitura de Nova Roma do Sul