De acordo com a Secretaria de Agricultura, ações da entidade estão sendo fundamentais para amenizar os impactos da fome
O Banco de Alimentos de Caxias do Sul comemora neste mês 16 anos de fundação. Para marcar a data e também o encerramento do ano, a entidade promove um encontro com voluntários nesta quinta-feira (09). O objetivo é reunir o grupo para fazer uma prestação de contas, agradecer pela solidariedade prestada e pelo trabalho realizado. No sábado (11), eles estarão mobilizados para o último Sábado Solidário de 2021.
Realizada no segundo sábado do mês, a ação havia sido suspensa em março de 2020 por causa da pandemia. Em julho deste ano, o Sábado Solidário foi retomado no seu formato tradicional, com participação presencial dos voluntários. De julho até novembro de 2021, foram arrecadados 24.546 quilos de alimentos por meio desta ação específica. O Sábado Solidário busca adesão de mais pessoas que possam auxiliar a estimular as doações nos mercados parceiros. Quem quiser atuar como voluntário, pode ligar para (54) 3211-5943.
Foto: Luana Mugnaga
Aniversário de 16 anos
O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), chega ao 16º aniversário. Criada em 2005, a entidade recebeu melhorias recentemente. Há um ano, foi entregue o novo espaço, junto à Ceasa Serra, com 800 m². Foram investidos na obra R$ 500 mil em recursos federais e outros R$ 330 mil do Município. As novas instalações possuem cozinha experimental (recém-inaugurada), vestiário, local para serviços administrativos e ampla área para recebimento e armazenamento de doações. Atualmente, está em andamento no local um curso profissionalizante para auxiliar de cozinha.
Com o coronavírus, a equipe enfrenta o desafio de manter as doações. “O Banco de Alimentos vem tendo um papel imprescindível ao longo desta pandemia. Muitas famílias tiveram a situação agravada com a crise e, infelizmente, vem enfrentando o flagelo da fome. Por meio de ações como as campanhas do Banco de Alimentos, o Restaurante Popular e a Horta Comunitária, entre outras, tem sido possível amenizar o sofrimento das pessoas”, afirma o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. De janeiro deste ano até agora, o Banco de Alimentos destinou 828,4 mil quilos de alimentos às entidades cadastradas.
Nesta semana, o Banco de Refeições Coletivas Prato Solidário também promove uma comemoração de aniversário. O projeto está completando oito anos. Em alusão à data, haverá na quarta-feira (08) um ato simbólico no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo, na Rua Hildo Francisco Ferreira, 1.500, Bairro Santa Fé, a partir das 15h30.