A Secretaria Estadual da Saúde informa que não haverá risco de perda do efeito da primeira dose do imunizante se a segunda aplicação for recebida depois do prazo que consta na carteirinha de vacinação
Alguns municípios do Rio Grande do Sul anunciaram nesta segunda-feira (26), que a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a empresa Sinovac, está sendo suspensa ou reduzida pelo produto estar em falta.
A orientação do Ministério da Saúde (MP), aos municípios é para que destinem as doses para a primeira aplicação conforme as cidades forem recebendo as vacinas, sem que haja armazenamento dos imunizantes para garantir a segunda dose.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES), informa que não haverá risco de perda do efeito da aplicação da primeira dose do imunizante se a segunda aplicação for recebida pelos indivíduos depois do prazo que consta na carteirinha de vacinação.
A SES também afirma que os municípios do Rio Grande do Sul optaram por imunizar o maior número de pessoas em primeira dose, esperando 28 dias para que o reforço seja distribuído. Segundo dados da pasta, no Estado faltam 263,8 mil doses.