A pesquisa busca identificar o motivo do Rio Grande do Sul liderar o ranking de HIV, entre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis no país
A partir desta quinta-feira (20), profissionais da área da saúde, do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre iniciam a coleta de informações em Antônio Prado para o Projeto Atitude, um estudo idealizado pelo hospital com a finalidade de mapear o comportamento, as práticas e os cuidados que a população gaúcha mantém em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O Projeto será realizado no município, primeiramente nos bairros Aparecida, Planalto e Centro e consistirá no preenchimento de um questionário sobre o tema e a aplicação de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C aos participantes. As equipes serão compostas por entrevistadores e por um técnico de enfermagem, treinados e identificados como servidores do Moinhos, através de colete e crachá com foto.
A iniciativa é desenvolvida em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde e também será realizado em outros municípios do Estado. É a primeira vez que uma pesquisa desse tipo acontece no Brasil e o estudo busca entender e mapear os motivos pelos quais o estado lidera o primeiro lugar nos casos de HIV, entre outras ISTs no país.
Para o superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath, além de ampliar a testagem da população gaúcha com relação às ISTs, o foco da pesquisa é compartilhar com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde subsídios que poderão embasar as políticas públicas de combate às ISTs/HIV-Aids no Rio Grande do Sul.
Para mais informações acerca desta pesquisa podem ser acessados aqui.
Fonte: Repórter Taís Vargas
Crédito da foto: Hospital Moinhos de Vento