Técnicos da SMAPA e Semma apresentaram a tecnologia da geomembrana, que é um revestimento para lagos ou açudes
O Dia de Campo realizado no início da semana sobre Reservação de Água já está dando os primeiros resultados. Nesta quarta-feira (27), técnicos das pastas da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e do Meio Ambiente (Semma) visitaram duas propriedades no interior de Caxias do Sul com objetivo de orientar os produtores rurais sobre como garantir o armazenamento de água para a produção agrícola.
O agricultor Luiz Carlos Sbabo, de Santo Anton da 3ª Légua, vem enfrentando problemas com as sucessivas estiagens. Ele recebeu dos técnicos a boa notícia de que a ampliação do reservatório de água da propriedade é isenta de licenciamento ambiental.
Sbabo disse que a informação veio no momento certo para a família. “Estamos muito felizes com a orientação que recebemos da prefeitura para fazer o açude em nossa propriedade. Tenho um filho quer permanecer aqui no interior, trabalhando conosco, dedicando-se à hidroponia. E neste ramo, a água é fundamental”, salientou o agricultor.
A outra propriedade visitada foi da família Pagliosa, também na 3ª Légua, conhecida pela atividade vitivinícola. Neste caso, será preciso represar água de um córrego. Os técnicos então orientaram a família sobre os procedimentos para obter a licença ambiental necessária.
O Dia de Campo desta semana sobre Reservação de Água detalhou a tecnologia da geomembrana (revestimento para lagos ou açudes), além de legislação e políticas públicas.