O novo lote de vacinas que será distribuído na quarta-feira (16) também contempla a dose de reforço para pessoas com 70 anos ou mais
Adolescentes de 17 anos sem comorbidades serão vacinados contra a Covid-19 nos próximos dias no Rio Grande do Sul. A fabricante Pfizer enviou uma nova remessa de vacinas, que foi recebida nesta segunda-feira (13), em Porto Alegre. Os imunizantes, que serão distribuídos às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) na quarta-feira (15) também serão utilizados como dose de reforço de idosos de 70 anos ou mais não residentes de instituições e para pessoas com baixa imunidade.
No total, serão 296.010 doses de Pfizer divididas entre esses quatro grupos. A decisão foi tomada pela gestão estadual da Saúde e representação das Secretarias Municipais de Saúde, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde desta segunda-feira. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressalta que abrir a vacinação para outros grupos não significa deixar de buscar aquelas pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina e quem está no período de receber a segunda dose.
Adolescentes
Serão distribuídas vacinas para cerca de 50% da população de 17 anos em todo o Estado, ou seja, cerca de 76 mil doses. “Distribuiremos doses de vacinas para uma parte dos adolescentes de 17 anos saudáveis, mas lembramos que o grupo dos idosos e dos imunossuprimidos são os mais vulneráveis para as complicações da doença. Não podemos abrir a vacinação para os adolescentes e não focar em reforçar a imunidade desses dois grupos. É preciso que a vacinação dos adolescentes e dos mais vulneráveis seja simultânea”, disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.
Idosos
Cerca de 75 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço de idosos de 70 anos ou mais. Para o idoso estar apto para receber a dose de reforço, é preciso que ele esteja com o esquema vacinal completo (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses, ou seja, para aqueles que terminaram o esquema vacinal até 11 de março.
Imunossuprimidos
Para as pessoas com neoplasias, doenças renais crônicas, transplantados e com outras doenças crônicas que baixam a imunidade, a quantidade a ser distribuída será de aproximadamente 50 mil doses. Quem está apto a receber a dose de reforço são aqueles que terminaram o esquema vacinal (receberam a segunda dose ou dose única) em, no mínimo, 28 dias.