Os materiais hidráulicos serão usados para implantar as adutoras do novo aeroporto em Vila Oliva e para a Radial Sul, na região central
Um investimento de R$ 19,8 milhões foi realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em Caxias do Sul. Os recursos foram utilizados para a compra de materiais hidráulicos para implantar as adutoras Radial Sul e do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, localizado em Vila Oliva. Por meio de licitação, foram adquiridos tubos de ferro fundido, tubos de PVC, válvulas e conexões.
A adutora que irá abastecer o aeroporto e região terá cerca de 14 quilômetros e será composta por canos em PVC com diâmetro de 200mm. A rede foi projetada para transportar água tratada da ETA Morro Alegre, do Sistema Marrecas, até o entroncamento das estradas municipais Geraldo d’Agostini e Astrogildo Augusto Stumpf, onde será implantada tomada para o futuro abastecimento do aeroporto.
Para a Radial Sul, que irá substituir a adutora da rua Silveira Martins, cerca de 10 quilômetros de tubulações em ferro fundido e PVC foram adquiridos. Essa rede inicia na Avenida Júlio de Castilhos esquina com a rua Humberto de Campos, com interligação na ETA Parque da Imprensa, localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes. De lá ela percorrerá diversas ruas centrais até chegar na Avenida São Leopoldo. Paralelo à implantação da adutora Radial Sul serão executadas adutoras complementares para interligação nas redes existentes.
Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, essas duas obras são de suma relevância pois irão garantir o abastecimento de qualidade às regiões que crescem diariamente. “A aquisição dos materiais visa eliminar a frequente manutenção da adutora da Silveira Martins e garantir a qualidade do abastecimento sem interrupção à população, bem como aumentar a capacidade e extensão das redes da região do aeroporto de Vila Oliva, garantindo maior abrangência dos serviços prevendo a futura expansão da área, além de atender exigências sociais e ambientais”.
As empresas vencedoras da licitação têm 90 dias para entregar o material. Nesse período, a equipe técnica do Samae está elaborando o termo de referência para encaminhar a licitação para contratação de mão de obra para executar ambos os serviços, os quais devem iniciar em 2023.