Material biológico necessário para iniciar a fabricação dos imunizantes foi doado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA
O Brasil vai começar a produzir a vacina contra a Varíola do Macaco. O país recebeu na segunda-feira (5) o material biológico necessário para iniciar o desenvolvimento do imunizante. O material foi doado pelo Instituto Nacional de Saúde, agência de pesquisa médica dos Estados Unidos, para Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vai trabalhar em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O país agora pode produzir o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é a matéria-prima para a produção vacinas. A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.