Câmara homenageia o agricultor nesta quinta (1º), pelo trabalho de preservação da história e cultura
A Câmara Municipal de Vereadores de Flores da Cunha irá homenagear nesta quinta-feira (1º), o agricultor e contador de histórias Alfeu Scortegagna, 85 anos. Ele recebe a Medalha Mérito Florense, por sua trajetória de participação e preservação da história e da cultura da cidade. A proposta partiu da vereadora Silvana De Carli e foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa.
Alfeu Scortegagna nasceu em 28 de julho de 1937 é o segundo filho do casal Henrique Scortegagna e Vicenza Bordin Scortegagna. Casou-se com Léa Mascarello Scortegagna no dia 18 de abril de 1964 e juntos tiveram o filho André Scortegagna, que se casou com Elaiza Zim Scortegagna. Do relacionamento de André e Elaiza, nasceram as duas netas de Alfeu, Valentina e Antonella.
Atuante nas comissões e diretorias das comunidades da Linha 40 e do Travessão Alfredo Chaves, foi um dos responsáveis pela construção da igreja e dos dois salões comunitários da Linha 40. Em 1983, fez parte da Comissão do Centenário da Colonização Italiana do Travessão Alfredo Chaves. Em 2008 participou da Comissão dos Festejos aos 125 Anos da Colonização Italiana na comunidade, entre outros feitos e atribuições, Scortegagna esteve à frente da Comissão do Plebiscito para que o Travessão Alfredo Chaves e a Linha 40, não fossem incorporados ao município de Nova Pádua e permanecessem anexadas ao município de Flores da Cunha.
Na política, Scortegagna sempre foi um entusiasta e atuou como conselheiro nos bastidores das eleições. Filho de agricultores, trabalhou com a produção de uvas e criou um dos primeiros aviários do município, empresa que conduziu até a década de 1990. Por 60 anos foi um dos principais fornecedores para a Ritter Alimentos. E desde 2016 é incentivador da Vinícola Scortese, conduzida pelo filho André.