O Núcleo Audiovisual está localizado na rua interna da faculdade, com acesso pela rua Os Dezoito do Forte, em frente à Praça da Bandeira
Será inaugurada nesta quarta-feira (17), a nova sede do Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG, junto ao campus sede do Centro Universitário da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. O novo espaço cultural está localizado na rua interna da FSG, com acesso pela rua Os 18 do Forte, em frente à Praça da Bandeira.
A cerimônia de inauguração do novo espaço faz parte da programação oficial da 15ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul e contará com a presença da equipe gestora do ponto, coordenada por Daniel Ignacio Vargas, representantes da FSG, ativistas da cena cultural da cidade, estudantes e comunidade em geral.
O evento marca ainda a apresentação da identidade visual do NAV-FSG, exposição fotográfica da Fotomaratona e intervenções artísticas de Rapajador e Gustavo Gomes, além de lembrar os 10 anos do curso de Comunicação Social da Instituição.
Conheça o Ponto de Cultura NAV
Um dos espaços culturais mais interessantes da Serra Gaúcha está remodelado. O novo nome Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG dá uma ideia da transformação. O NAV foi incorporado como política cultural da FSG, que acolheu sua nova sede.
Um dos únicos remanescentes do extinto programa Rede Cultura Viva na cidade de Caxias do Sul, o ponto de cultura celebra 11 anos de existência em novo formato, parceria inédita entre a instituição de ensino privada e a sociedade civil interessada no audiovisual e na cultura, em geral.
O Ponto de Cultura NAV mantém sua autonomia, mas agora conta com apoio formal da FSG para realizar suas agendas e ações na área da veiculação, realização e formação audiovisual, elaboração e produção de projetos culturais, além de se tornar um espaço aberto de convívio para comunidade.
O NAV fez história no complexo Moinho da Estação, onde promoveu importantes iniciativas culturais para a região, como Cena Audiovisual, Cidade Transmídia, Fotomaratona e Ateliê NAV/FSG, e foi palco de espetáculos musicais e teatrais como as exibições do grupo Quarta Parede, entre muitos outros.
Em sua origem, o NAV teve como objetivo a formação audiovisual dos pontos de cultura de Caxias do Sul, formalizados através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em 2011. Entre os pontos que participaram desse período estão a Casa das Etnias e o Tecendo Sonhos (hoje Forqueta Cultural), que se mantém ativos e identificados com os objetivos inicias da política cultural promovida pelo Ministério da Cultura daquele período.
Crédito: Paulo Pretz
Serviço
O quê: reinauguração do Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG
Quando: quarta-feira, dia 17, a partir das 18h
Onde: rua interna do Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG, acesso pela rua Os 18 do Forte, nº 2366.
Quanto: entrada gratuita
Saiba mais: www.instagram.com/pontodeculturanav
A atividade integra a programação da 15ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul www.instagram.com/semanadafotografiacaxias/