Matusalem Roberto Ferreira, autor da obra vencedora do prêmio Vivita Cartier, está concorrendo ao Prêmio Jabuti
O prefeito Adiló Didomenico e a secretária Municipal da Cultura, Aline Zilli, entregaram as premiações da 56ª edição do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. Os vencedores foram eleitos na última sexta-feira (10) em reunião da Comissão Examinadora formada pelas escritoras Marô Barbieri, Maya Falks – vencedora do prêmio Vivita Cartier em 2021 – e pelo professor universitário e escritor Douglas Ceccagno, que elegeram os vencedores do concurso.
O vencedor da categoria Vivita Cartier, Matusalem Roberto Ferreira, autor da obra “Morena uma história de amor e guerra”, comentou que tinha dificuldades com a escrita e foi em busca de recursos e auxílio para escrever a obra. “Quando terminei a obra, peguei Covid-19 e achei que não veria essa obra publicada. Eu venci a doença e agora ganho essa premiação e estou concorrendo ao Prêmio Jabuti também”, comemorou.
O prefeito Adiló Didomenico parabenizou os vencedores do concurso e salientou a importância da escrita e da leitura para a evolução da humanidade. “Escrever é um dom e quem o tem deve compartilhá-lo com todos. A evolução do ser humano se deve a escrita e nós, como poder público, precisamos ter a literatura como fomento de cultura e educação”, ressaltou.
A categoria textos inéditos visa à descoberta de novos talentos, bem como incentivar a formação de valores literários entre pessoas residentes no município, e destina-se a produções das categorias contos, crônicas e poesias. O prêmio Vivita Cartier objetiva reconhecer o trabalho literário de autores da região já publicados, abrangendo textos ficcionais dos gêneros poesia, teatro, conto, crônica, novela e romance.
Os primeiros lugares receberam troféu e certificado; os segundos e terceiros, medalha e certificado. Os textos vencedores na categoria de textos inéditos dão origem a uma antologia, a ser lançada nas comemorações dos 75 anos da Biblioteca Pública, dentro da 38ª Feira do Livro. A obra literária vencedora do prêmio Vivita Cartier recebeu troféu, certificado e o valor de 240 VRMs (R$ 9.607,20 na cotação de 2022).
Confira a relação dos premiados:
Contos
- 1º lugar – Alex Cardoso Vieira, com “O de sempre?”, “Caravanas” e “Paralelas”
- 2º lugar – Tatiana Barduco Rodrigues, com “Caminho para o Sol”, “Vida milenar” e “REverso”
- 3º lugar – Elisabete de Lima Scholz, com “O Penhasco”, O Pigmeu” e “A viagem”
Crônicas
- 1º lugar – Juliana Bevilacqua, com “Ninguém quer ser a Miriam”, “Zé de Caxias do Sul” e “Criança em banco”
- (não houve premiação para o segundo e terceiro lugar na categoria crônica)
Poesias
- 1º lugar – Leovegildo de Jesus Ferreira Brum, com “O Marajá de Marajó”, “O gênio da felicidade” e “Botequim”
- 2º lugar – Oladis Gorete Stefanon, com “A garota e o tempo”, “Melancolia” e “Perdas”
- 3º lugar – Lara Klinger, com “Ponta do lapso”, “Paradoxo da alteridade” e “Co(r)po meio vazio”
Prêmio Vivita Cartier 2022
- Matusalem Roberto Ferreira, com a obra “Morena uma história de amor e guerra”
Fotos: Juliane Ribas/Prefeitura