A partir desta edição, o evento religioso passa a ocorrer no domingo seguinte à solenidade de Corpus Christi
No ano em que se recorda os 50 anos de falecimento do Venerável Frei Salvador Pinzetta, a tradicional Romaria ao Eremitério em Flores da Cunha está passando por uma significativa mudança. A partir desta edição, a peregrinação dos fiéis não ocorre mais na quinta-feira de Corpus Christi, mas sim no domingo seguinte. Por isso, em 2022, a romaria será realizada no dia 19.
De acordo com a organização do evento, o objetivo da mudança é descentralizar as celebrações e proporcionar uma programação diferente aos fiéis e devotos do Venerável capuchinho que tem fama de santidade. Além disso, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes quer evidenciar tanto a celebração de Corpus Christi como a Romaria ao frei Salvador.
Na programação do evento do dia 19, haverá acolhida de peregrinos a partir das 7h no Salão Paroquial com o café da manhã e duas missas na igreja do Eremitério frei Salvador: às 8h30min e 9h45min. Além disso, um almoço partilhado será realizado ao meio-dia, também no Salão Paroquial. Por fim, a romaria a pé inicia às 13h30min, com saída no centro da cidade (na rua Frei Eugênio, atrás do Salão) e a missa campal deve ocorrer às 15h, na esplanada do eremitério.
Saiba mais sobre frei Salvador
Hermínio Pinzetta, nasceu em 29 de julho de 1911, no município de Casca. Aos 32 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde adotou o nome de frei Salvador. Teve uma breve passagem por Garibaldi, antes de retornar para Flores da Cunha, cidade que adotou com carinho e onde passou a maior parte de sua vida religiosa e local onde faleceu em 31 de maio de 1972. Atualmente seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz.
O frade Salvador levava uma vida humilde e tinha como principais características a fé, caridade, oração e trabalho. Esses fatores o tornaram uma pessoa muito conhecida e um bom conselheiro para muitos fiéis católicos de Flores da Cunha. Reconhecendo as virtudes heroicas do religioso, há mais de uma década, a diocese de Caxias do Sul abriu um processo de beatificação no Vaticano, com o objetivo de torna-lo um santo que possa ser venerado nos altares.
A última atualização do processo ocorreu em outubro de 2020, quando os documentos que tratam de um presumido milagre que teria acontecido por intercessão de frei Salvador, foram entregues à Congregação para a Causa dos Santos. Desde então, as mais de 700 páginas do relatório estão sendo analisadas pelo Vaticano, que ainda não deu um parecer do processo. Se a Congregação reconhecer o presumido milagre, frei Salvador será declarado beato.
Foto: Divulgação