Área localizada na Linha Luciana, não constava na consulta popular realizada pela administração em março
A Prefeitura de Caxias do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (27), o local escolhido para construção do novo canil municipal e do Parque de Proteção Animal. A área de 50 mil metros quadrados do canil, fica localizada na Linha Luciana, Colônia Sertorina, há cerca de um quilômetro da Estação de Tratamento Samuara, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Outra área anexa, ao lado do terreno do canil, deve ser alugada em um primeiro momento para a construção do parque.
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, João Osório Martins, a área apontada é a mais próxima do perímetro urbano de Caxias, entre as que estavam sendo analisadas. Além disso, ficou acertada uma permuta – que não deve onerar os cofres públicos – para a aquisição do terreno. De acordo com a prefeitura, a permuta com o proprietário das terras envolve a troca por um outro local, de 2 hectares, no bairro Santa Lúcia, e que não estava sendo utilizado.
O terreno escolhido pela administração não constava na lista da consulta popular realizada para que a comunidade pudesse avaliar as áreas disponíveis para sediar o canil. Na consulta, realizada entre os dias 28 e 31 de março, constavam três locais: em São Virgílio da 2ª Légua, na região de Forqueta; no bairro São Victor Cohab; e na localidade São Victor e Corona, perto de Galópolis. Apesar da decisão da Prefeitura pela quarta área, outras respostas obtidas na consulta, serviram de subsídio para a escolha, entre as quais, a proximidade do canil com o perímetro urbano.
A partir de agora, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) deve protocolar na Câmara de Vereadores um projeto com os detalhes que envolvem a negociação da permuta. No legislativo, os vereadores devem analisar e votar o projeto. Se aprovado – destaca ainda Adiló –, o terreno passa para a administração pública, que deve iniciar o segundo projeto, visando os detalhes da construção do espaço do canil. No local, deve ser erguida a estrutura para abrigar cães, gatos e, se necessário, receber momentaneamente outros animais também.
O secretario Martins destacou afirmou que as obras ainda não têm previsão de início, pois tudo depende da aprovação da permuta por parte dos vereadores. Por outro lado, a Secretaria já está em contato com um empresário interessado em adquirir a área do atual canil de Caxias, localizado na localidade de São Virgílio. A ideia, explica o secretário, é realizar uma nova permuta, entregando o controle do antigo terreno para a empresa, em troca da construção do novo canil – conforme projeto aprovado pela prefeitura.