Em 2020 o setor teve uma queda de 40%
Com os dias das mães chegando, e sendo a segunda data sazonal mais importante do calendário brasileiro, um mercado que se anima é o das flores. A maioria das pessoas compra flores em três maiores ocasiões: No dia dos Namorados, no dia das Mães e quando acaba pisando na bola.
Devido aos problemas que a pandemia causou no mercado, diversos grandes cultivadores de flores abandonaram a cultura para o plantio de verduras para pode ser manter, causando uma grande escassez. O seguimento teve uma queda de 40% na demanda. Além disso outros problemas vieram a tona como falta de mão de obra e menos motoristas de caminhão para transporte.
Com tudo isso, os custos aumentaram e foram repassados para os consumidores, as rosas, por exemplo, estão de 30% a 40% mais caras, além das orquídeas que subiram até 50%.
Comércios locais sentiram a alta do preço, mas pelo dia das mães ser uma data aonde se tem um investimento maior, a expectativa é de um crescimento de 10% a 20% no faturamento deste ano.
Fonte: The News e Repórter Gustavo Zanotto