A ordem do início das obras foi assinada pelo prefeito Adiló Didomenico e devem beneficiar cerca de 900 estudantes
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves de Caxias do Sul terá uma nova quadra esportiva e uma pista de salto. Os espaços vão beneficiar diretamente cerca de 900 estudantes da rede pública municipal.
A ordem de início das obras foi assinada na quarta-feira (20), pelo prefeito Adiló Didomenico e a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, na companhia do diretor Vagner Peruzzo, na própria instituição.
As obras têm duração prevista de 150 dias. O custo total é de aproximadamente R$ 600 mil – sendo a contrapartida do município de quase R$ 400 mil. O restante da verba tem origem em emenda parlamentar do então deputado federal Pepe Vargas, a quem Adiló dirigiu agradecimento. A área total construída será de aproximadamente 630 m².
“Esta nova quadra é resultado de trabalho a muitas mãos e também da parceria entre poder público e iniciativa privada. Diante da limitação de recursos, precisamos elencar as obras entre prioridades, urgências e necessidades. E lembramos sempre de valorizar o recurso público, porque é o dinheiro de toda a população. Aos poucos, vamos transformando todo nosso território”, declarou a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.
O projeto para a escola prevê a construção de uma estrutura em concreto armado pré-moldado para suporte e apoio da malha de telhas metálicas sobre toda área desportiva, hoje descoberta. O piso pavimentado da quadra será demolido e refeito em concreto armado de alta resistência, com nova demarcação de quadras e adequações de nivelamento e inclinações.
As áreas de piso serão conformadas para contemplar as adequações de acessibilidade universal, possibilitando tráfego e circulação de toda comunidade escolar. A obra ainda inclui medidas de sinalização tátil de piso e de segurança (como corrimãos e guarda-corpos metálicos) e portões de acesso. O sistema de drenagem da nova cobertura contará com adequação à rede hidrossanitária da escola. Além disso, haverá reforma ou aquisição de novos equipamentos para as práticas esportivas.
“Investimos pesado na educação porque é o alicerce de transformação de toda a sociedade. A pandemia causou um verdadeiro estrago na educação dessas crianças e agora vemos a urgência com que precisamos recuperar. Investimento nas crianças não pode esperar. Vamos suportar a cobrança pelas dificuldades e limitações em outras áreas, mas não vamos arredar pé do investimento na educação”, sentenciou o prefeito Adiló Didomenico.