Feira do Beco e lançamentos de livro e exposição movimentaram o cenário artístico e cultural do município
Os três eventos integram a programação de Páscoa do município que iniciou neste sábado (9) e segue até o dia 17 de abril com atividades.
PRIMEIRA FEIRA DO BECO
No sábado foi realizada a 1ª Feira do Beco, na rua Moreira César, em que artistas e agentes culturais da região puderam expor seus trabalhos a comunidade pradense, das 16h às 21h.
A primeira edição contou com 20 expositores nas áreas de literatura, teatro, música, escultura, fotografia e artes plásticas e programação cultural diversificada para crianças e adultos.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura Pradense, Birmastec, Hotel Pradense, Uberti Cartório Registral, CIC e CIC Jovem, Techlumi, Pratic Consultoria, Guinchos Mister e Cicklo Geradores.
LANÇAMENTO DO LIVRO: “O MAIOR RIO DO MUNDO”
No final da tarde de sábado, às 18h, no Espaço Cultura anexo à Prefeitura foi realizado evento de lançamento e sessão de autógrafos do livro: “O maior rio do mundo” da autora Helena Vellinho Corso que faz alusão ao Rio das Antas que margeava a casa de seu pai, Sadi Bocchese na infância, ele que criou suas filhas lhes contando histórias de sua cidade natal, Antônio Prado e de como em sua perspectiva esse rio era o maior que já havia visto.
“A obra conta um pouco da infância e juventude de meu pai na colônia em Antônio Prado. Meu pai nasceu na beira do Rio das Antas e segundo o que ele sempre disse para mim e minhas irmãs trata-se do maior rio do mundo! Por isso o nome do livro que é escrito em forma de pequenas crônicas que contam alguns desses episódios da vida dele aqui.”
“O maior Rio do mundo” foi lançado em 2020 e está disponível para compra na Amazon e no município agora pode ser encontrado nas Livrarias do Aluno e Mister Jú e na Casa do Artesão.
O lançamento contou com a presença do prefeito, Roberto José Dalle Molle, presidente da CIC, Valdemir Ciconetto, Secretária de Turismo, Patrícia Schenkel, familiares, amigos e população em geral.
LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO: ARTE NA COLONIZAÇÃO ITALIANA DE ANTÔNIO PRADO
No domingo (10) pela manhã, às 10h30min houve o lançamento da Exposição: Arte na Colonização Italiana de Antônio Prado com obras da Pradense Neusa Welter Bocchese que doou seu acervo ao município. O evento ocorreu na sala ao lado do escritório do Iphan, no Centro Histórico e contou com a presença do prefeito, secretárias de Turismo e Educação, diretora da Cultura, familiares e amigos da artista.
“Caxias do Sul queria meu acervo, mas essa é a história de Antônio Prado então contatei a turma da cultura e perguntei se eles aceitavam minhas obras e aí doei elas para deixá-las aqui em exposição. São 30 peças e talvez tivessem até mais peças, mas acabei vendendo algumas delas,” conta a artista.
O acervo de Bocchese conta com obras que utilizam elementos da cultura Italiana como as dressas, lambrequins e que contam histórias do cotidiano dos imigrantes.
A exposição estará aberta a visitação do público até o dia 17 de abril, de segunda a quinta das 14h às 17h e de sexta a domingo das 13h30min às 17h. Após esta data a exposição abrirá novamente em maio, mês dos museus, para visitação das escolas.