Até o ano que vem, a promessa é inaugurar as Farmácias Regionais no Desvio Rizzo e no Vila Ipê.
A Farmácia Regional junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado está oficialmente aberta à comunidade da Zona Leste de Caxias do Sul, que é geograficamente a mais extensa do município.
O prefeito Adiló Didomenico visitou a Unidade na manhã desta quarta-feira (23) e destacou: “Proporcionar a descentralização dos medicamentos era um compromisso assumido em nosso Plano de Governo e agradecemos pelo trabalho de toda a equipe envolvida para que isso pudesse acontecer. É uma ação prática, que vai ajudar as famílias e contribuir para diminuir as filas nas farmácias do CES”.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, agradeceu e parabenizou a equipe e salientou que os esforços estão voltados a realizar ações concretas que, para além da pandemia, possam melhorar a qualidade de vida da população. Em relação à nova Farmácia Regional, a secretária comentou sobre a expectativa de que a comunidade dos arredores passe aos poucos a criar a cultura de acessar os medicamentos na Unidade. A vice-prefeita, Paula Ioris, destacou a importância de ações voltadas à saúde e também à prevenção.
O Município conta atualmente com quatro Farmácias Regionais: além do Eldorado, há também junto às UBSs Fátima, Esplanada e Cruzeiro (esta última foi inaugurada em maio de 2021). Para avançar na proposta de estar em todas as zonas estratégicas de Caxias do Sul, até 2023 serão inauguradas Farmácias Regionais no Desvio Rizzo e no bairro Vila Ipê.
Nas Farmácias Regionais o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode retirar os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (de competência do município), especialmente aqueles sujeitos a controle especial, isto é, medicamentos controlados em que a receita fica retida na dispensação. O ambiente ainda conta com a retirada de outros medicamentos que tem critério específico de fornecimento e que estariam centralizados e organizados na Farmácia Básica Municipal e nas outras Farmácias Regionais.
Para retirar o medicamento, o usuário precisa possuir Cartão SUS de Caxias do Sul, além de apresentar receita médica e/ou odontológica emitida nos serviços sob gestão da Secretaria da Saúde (SMS) ou conveniados. É necessária também, a apresentação de documento pessoal que precisa ser de uma pessoa com mais de 18 anos.
Estiveram presentes, ainda, o diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde (SMS), Dino de Lorenzi; a diretoria técnica de Assistência Farmacêutica, Mônica Menegat; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Alexandre de Almeida Silva; a presidente do bairro Serrano e integrante do CMS Justina Inês Rech Ribeiro; os vereadores Juliano Valim e Clóvis de Oliveira – Xuxa, bem como servidores da UBS.
Fotos: João Pedro Bressan