De acordo com a organização, cerca de 11 mil quilos de uva foram distribuídos em três dias
Mais de 47 mil pessoas passaram pelos pavilhões da Festa Nacional da Uva no primeiro final de semana do evento. O número foi divulgado pela comissão organizadora no final da tarde do domingo (20) e compreende os primeiros três dias da festa, que iniciou na tarde da última sexta-feira (18). Além disso, a festa, que segue até o dia 6 de março, distribuiu cerca de 11 mil quilos de uva nesses três dias.
Os dois primeiros shows nacionais reuniram mais de 18 mil pessoas no Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. O cantor Dilsinho, primeiro a subir no palco principal da festa, ainda na sexta, reuniu 6 mil expectadores. Já no sábado (19), a dupla sertaneja Jorge & Mateus levou 12,5 mil pessoas para a arena de shows.
O presidente da 33ª Festa da Uva Fernando Bertotto, avaliou positivamente os primeiros números desta edição. “Com o cenário da pandemia tínhamos uma incógnita da participação do público. E a participação foi positiva. Com todos os cuidados anunciados, o pessoal veio ao parque. Temos alguns ajustes para os próximos dias, coisas que só surgiram com o andamento do evento”, destacou Bertotto.
Fernando também informou que tudo transcorreu normalmente nos shows nacionais, que foram um momento de concentração de grande público nos pavilhões. “O movimento foi tranquilo nos acessos ao parque, tudo fluiu bem nas entradas da arena. A estrutura foi elogiada pelos que passaram por lá”, comemorou ele.
Foto drone: Silveira da Guarda Municipal/ Divulgação
Primeiro desfile Cênico Musical
Outra grande atração do primeiro final de semana da Festa da Uva foi o primeiro Desfile Cênico Musical desta edição. O espetáculo que aconteceu na rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, durou mais de duas horas e reuniu cerca de 12 mil pessoas, segundo os organizadores. Esse número reúne o público que assistiu na rua ao longo do percurso e as pessoas que estavam nas arquibancadas.
O corso tem seis alas, com 10 carros alegóricos, quatro alegorias e mais de 50 quadros, entre dança, teatro, circo, musical e entidades. Ao todo, 1.200 figurantes fizeram parte da atração. O Coro e a Orquestra Municipal abrilhantaram o evento com 50 músicos.
Uma atração inédita foi o mapping (projeção mapeada) na Catedral. Cerca de 15 minutos de projeção retratando a pandemia, homenageando os profissionais da saúde e contando a história da cidade desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos até o momento atual.
Os próximos Desfiles Cênicos Musicais estão marcados para os dias 23 e 26 de fevereiro e 1º e 05 de março. No dia 24 de fevereiro será realizado um desfile extra, em substituição ao desfile da sexta (18), cancelado devido à chuva.