A ação foi realizada no mês de janeiro
A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Ipê informa que no mês de janeiro de 2022 foi realizada a primeira ação do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) do ano.
Ao longo do ano são realizados 4 levantamentos com o objetivo de levantar locais de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti transmissor tanto da dengue, quanto chikungunya, Zika e febre amarela, que são transmitidas através da picada do mosquito infectado.
Essa ação foi realizada pela agente de endemias em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde. Neste ciclo foram realizadas 395 visitas à imóveis e domicílios sendo localizados 6 focos de mosquitos (larvas) positivos para Aedes aegypti. As amostras positivas encontram-se localizadas na área central da cidade.
Além dos focos de larvas foi recebido uma quantidade expressiva de mosquitos (adultos) que estão sendo identificados em vários pontos da cidade e após sua análise estão positivando para Aedes.
Os locais com maior número de focos encontrados são: cisternas e baldes utilizados para armazenagem da água da chuva, ralos e em resíduos diversos abandonados nos terrenos.
Por tanto é feito o alerta para que todos cuidem de seus pátios, evitando:
❖ Deixar água parada;
❖ Deixar cisternas (caixa d´água, baldes) descobertos ou com vedação inadequada, sem o uso de tela, possibilitando a entrada e alojamento do mosquito assim como seus ovos;
❖ Deixar resíduos no pátio que possam acumular água.
Lembramos que ao pegar água da chuva em balde sem proteção, ou seja, aberto, o mesmo não deve permanecer com a água parada por mais de 5 dias, para evitar a reprodução do mosquito!
Fonte: Prefeitura de Ipê