Além da inflação um dos causadores foi a alta do dólar
Com a volta às aulas se aproximando uma das preocupações dos pais está relacionada ao aumento significativo no valor dos materiais escolares.
A alta no dólar e a dificuldade com a importação foram uma das maiores causas de aumento nos preços. Outros motivos são o acréscimo dos combustíveis, inflação e reposição apesar da baixa venda no ano anterior.
Conforme o economista, Idalino Souza a pandemia ajudou a elevar os preços. “Vemos uma situação atípica, devido à falta de insumos, e da não utilização da capacidade total das indústrias em produzir, isso consequentemente elevou os preços.”
Segundo informações da Livraria Mister Ju, de Antônio Prado, a reposição dos materiais foi necessária em decorrência da venda em outros períodos do ano e também para atualizar o estoque com materiais diferentes devido aos novos hábitos dos consumidores.
O ano de 2022 já começou bem diferente nas vendas em relação ao não passado, devido à ansiedade da volta às aulas e o economista, Sérgio Tavares faz um alerta a importância das pesquisas por preços. “É importante pesquisar bastante, seja em lojas de rua, shopping centers ou lojas on-line. Os preços costumam oscilar muito e dado o volume de itens a serem comprados a economia pode ser boa para quem tem organização e disciplina neste sentido.”
Conforme a Secretaria Municipal de Educação o ano letivo no município iniciou no dia quatro de janeiro nas Escolas Lino Celso Zaccani e Casa de Nazaré. No dia 31 de janeiro iniciam as atividades na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e no 14 de fevereiro os alunos das demais escolas municipais retornam as atividades escolares.
Fonte: Repórter Gustavo Zanotto
Imagem meramente ilustrativa.