As recomendações são válidas em todo o país
O Ministério da Saúde publicou no início de janeiro o Ofício Circular nº 02/2022, relativo à ampliação da vacinação em crianças de 05 a 11 anos de idade e orientações do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul que estabelecem que crianças nesta faixa etária e que possuam comorbidades, sejam imunizadas contra Covid-19.
Segundo orientações da Anvisa está liberada apenas a utilização da vacina produzida pelo laboratório Pfizer/BioNTech (Cominarty pediátrica) e o período de oito semanas entre a primeira e a segunda dose deve ser respeitado.
É necessária a presença dos pais ou responsáveis e comprovação da comorbidade para realização da vacina. Durante o período destinado para vacinação das crianças contra Covid-19, a sala não deve ser utilizada para aplicação em adultos ou outras vacinas do calendário infantil. Após a aplicação a criança deve permanecer no local por pelo menos 20 minutos.
Em Antônio Prado a estimativa é de que cerca de 876 crianças com comorbidades recebam a imunização. Conforme explica a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Antônio Prado Natali Zen a concentração da vacina Pfizer pediátrica é menor que a utilizada em adultos e o volume dela para aplicação também são menores (0,2ml) que o volume da vacina Pfizer para adolescentes e adultos (0,3ml).
No município a vacinação será realizada nas quartas-feiras na Unidade Básica de Saúde Aparecida, no horário das 13h30min às 16h30min e na UBS Centro das 17h às 19h e aos sábados na UBS centro das 08h às 11h. Para receber a vacina deve ser realizado agendamento prévio presencialmente ou pelos telefones das UBSs Aparecida: (54) 3293-1634 e Centro: (54) 9.9637-5715.
Em Ipê a vacinação é voltada para crianças com ou sem comorbidades e ocorre na UBS Centro no horário das 7h45min às 11h45min e precisa ser agendada com antecedência pelos telefones: (54) 3233-1196 ou 3233-1535. No momento da vacinação é necessário apresentar CPF e a carteira de vacinação.
Confira a lista de comorbidades contempladas em Antônio Prado, abaixo:
Fonte: Repórter Taís Vargas