Passados 365 dias deste 19 de janeiro de 2021, 82,87% da população florense já foi imunizada com ao menos uma dose da vacina ou tomou a dose única
Há exatamente um ano era aplicada a primeira dose da esperança em Flores da Cunha. No dia 19 de janeiro de 2021, depois da chegada das 190 doses da CoronaVac, as duas profissionais da saúde Neusa Maria Bonatto Stolfo e Ana Paula Toigo, recebiam a primeira imunização contra a Covid-19. Começava naquele momento, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, o avanço no combate contra a pandemia.
O ano de 2021 contou com muitos desafios. Ninguém imaginava que em março, poucas semanas após o começo da vacinação, a cidade iria passar por um pico de casos, internações e vidas perdidas em decorrência do novo coronavírus. Na ocasião, foram 25 mortes em decorrência da doença e 985 infecções no mês, o maior número de óbitos e casos desde o começo da pandemia, em 2020.
Porém, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) seguia com a imunização a todo o vapor. O distanciamento e os cuidados para evitar o contágio continuavam sendo aderidos por uma parcela significativa da população florense e assim, aos poucos foi diminuindo as contaminações, as internações e os óbitos. Já no final do ano, em meados de dezembro nenhum paciente Covid de Flores da Cunha estava internado.
Mas, com o surgimento da Ômicron, a última variante do vírus até o momento, o número de contágios na cidade voltou a aumentar. Nas duas primeiras semanas de 2022 foram registradas 419 infecções pela doença. Comparando com igual período do mês anterior, onde 12 pessoas haviam contraído a doença, há uma diferença de 407 casos a mais. Segundo especialistas, a nova variante é mais contagiosa que as anteriores, porém, com ajuda das vacinas ela se torna menos letal.
Atualmente, segundo a SMS, são 25.982 primeiras doses ou doses únicas aplicadas no município. Ou seja, 82,87% da população estimada em 31.352 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Também já são 23.432 pessoas que receberam a segunda aplicação e 8.168 a dose de reforço.
Os dados da pasta ainda mostram que o número de casos está novamente em alta. Até a última atualização da secretaria, realizada na terça-feira (18), eram 693 infecções registradas apenas em janeiro.
Desde o início da pandemia, já são 7.595 casos positivos da doença registrados na cidade, sendo que 6.531 são considerados curados e 573 estão em isolamento. Um paciente se encontra hospitalizado, mas não está em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também já são 71 mortes causadas por complicações da Covid-19 registradas em Flores da Cunha.