As medidas se referem a estiagem que assola o estado
A seca que castiga a produção primária do Rio Grande do Sul foi tema de reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha nesta quinta (6), na Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado Carlos Búrigo, a Frente Parlamentar vai encaminhar pedido de audiência com o governador Eduardo Leite para a próxima segunda-feira (10), com objetivo de sugerir ações emergenciais que minimizem os efeitos da estiagem no meio rural. As demandas também serão apresentadas à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que vem ao Estado na próxima semana.
A audiência presidida reuniu integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, entidades e movimentos sociais. A estiagem é considerada a mais severa nos últimos 17 anos pela Emater, com prejuízos na produção de grãos, frutas, hortigranjeiros e leite.
As reivindicações elencadas pela Frente Parlamentar envolvem, em nível estadual, a liberação imediata de recursos do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural em convênios diretos com os municípios para abertura de poços, açudes, aquisição de reservatórios, dentre outras ações. Em nível federal, a medida mais urgente é a prorrogação de todos os financiamentos vencidos ou a vencer por 180 dias.
Principais reivindicações – Nível Estadual:
– Anistia dos Programas Troca-Troca Milho;
– Liberação imediata dos recursos do Programa Avançar Desenvolvimento Rural;
– Edição de um decreto de emergência estadual
Principais reivindicações – Nível Federal:
– Prorrogação de dívidas do Pronaf Custeio e Investimento;
– Crédito Emergencial para agricultores familiares;
– Disponibilização de Milho Conab
Fonte: Governo do Estado