Ação objetiva recuperar aprendizagem de estudantes acompanhados pelo Avalia Caxias
A Secretaria da Educação de Caxias do Sul (Smed) inicia 2022 com um novo projeto voltado à educação pública municipal. O Ver Verão foi desenvolvido com o objetivo de implementar um processo de recuperação de aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo Avalia Caxias.
Idealizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o Avalia Caxias foi realizado em outubro e novembro, com mais de 20 mil estudantes do 2º ao 9º anos do ensino público de Caxias do Sul. Com isso, escolas e Smed conseguiram apurar as principais necessidades do público.
A partir dos resultados desta avaliação foi disponibilizado às escolas o projeto Ver Verão, que consiste, também, em otimizar os recursos investidos na educação durante o ano. Dedicado aos professores e gestores que trabalham no período de férias escolares, o projeto ocorrerá em janeiro e fevereiro.
Com o propósito central de auxiliar com as necessidades dos estudantes, o projeto pode ser desenvolvido seguindo três frentes: focado na alfabetização das crianças (direcionado aos três primeiros anos); nos anos iniciais (quarto e quinto anos); e nos finais (sexto ao nono anos). Ao todo, 17 escolas aderiram ao projeto, contemplando mais de 300 estudantes. “Foi um projeto pensado para unir a necessidade dos alunos com os recursos públicos investidos. É uma ação que já pensamos em continuidade no ano que vem. Vemos uma forma de potencializar a aprendizagem aos estudantes”, explicou Sandra Negrini, secretária da Educação.
O Ver Verão é visto como mais uma ação de impacto na educação de Caxias do Sul. Em 2021, alguns investimentos foram expressivos. Dentre eles, o fornecimento de 6.500 cromebooks para estudantes; mais de 40 mil kits de uniformes escolares para a rede de ensino; biblioteca virtual com mais de 30 mil títulos digitais; abertura de duas escolas de ensino fundamental; e nomeação de 120 novos professores.