O parlamentar salientou a importância da data celebrada nesta sábado (20) e citou as comunidades do Burgo e da Zona do Cemitério
O Dia da Consciência Negra foi exaltado no grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (18), pelo vereador Lucas Caregnato/PT. O parlamentar destacou a referência da data para o movimento negro e para o Brasil, como conquista. Evidenciou três lugares importantes para a cultura afro, no Rio Grande do Sul.
Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros no país, a escravidão e a questão do racismo. A data marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que, durante sua liderança, enfrentou diversas batalhas para defender o território e a liberdade dos negros, no quilombo.
Ainda, comentou sobre três lugares que representam a luta de homens e mulheres negros que construíram a sociedade, e que seguem com o mérito. O primeiro citado é o Cerro dos Porongos, no município de Pinheiro Machado/RS, onde escravos alistados pelos farroupilhas mediante a promessa de liberdade foram exterminados sem chance de defesa. Os outros dois são bairros da cidade de Caxias do Sul/RS: o Complexo Jardelino Ramos (mais conhecido como Burgo) e Beltrão de Queiros (a Zona do Cemitério).
Ao final da manifestação, o petista pontuou que o seu mandato é comprometido com o tema do movimento negro. “Infelizmente, a abolição da escravatura e os avanços que tivemos, como sociedade, não nos garantiram que o racismo estrutural fosse dissipado do país”, lamentou.
—