O ventilador é destinado ao atendimento de urgência e emergência de pacientes da Covid-19
Em mais um projeto em parceria com a Zextec Consultoria Empresarial, o Hospital Geral (HG) recebeu, na quinta-feira (21), dez unidades de um ventilador pulmonar portátil. O modelo vem sendo desenvolvido pela empresa a partir de subvenção da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Em 2020, Universidade de Caxias do Sul (UCS), HG, Zextec e um conjunto de empresas desenvolveram o ventilador pulmonar Frank 50-10, destinado ao atendimento de urgência e emergência de pacientes da Covid-19, que foi homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Recebemos um produto importante para que, assim que autorizado, possamos dar maior conforto e também transporte aos pacientes que precisarem de um respirador portátil. É uma evolução do aparelho feito no início da pandemia, mais moderno e versátil para ser colocado à disposição dos pacientes”, diz o diretor geral do HG, Sandro Junqueira.
Aperfeiçoado em relação ao projeto anterior, o novo aparelho, batizado de THOR em referência ao deus da mitologia nórdica, tem como principal diferencial a portabilidade. “É o primeiro equipamento de alta complexidade do tipo desenvolvido totalmente em Caxias do Sul, projetado para ser versátil e compacto, possibilitando seu uso tanto em UTIs como em ambientes extra-hospitalares, como ambulâncias e residências”, destaca a diretora da Zextec, Aline de Alencastro.
Fotos: Rafael Gasparin Boff