A congratulação, proposta pelo deputado Carlos Búrigo, foi entregue nesta terça-feira (19)
Em evento realizado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, o ex-governador José Ivo Sartori foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha. O evento ocorreu nesta terça-feira (19) e foi proposto pelo deputado Carlos Búrigo.
Nascido na Capela de São Valentin, interior de Farroupilha, em 25 fevereiro de 1948, Sartori formou-se em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e foi vereador de Caxias antes de ser eleito cinco vezes deputado estadual. Também foi secretário estadual no governo Simon, presidente da Assembleia, deputado federal, prefeito reeleito de Caxias e governador do Rio Grande do Sul.
Membro da equipe de Sartori tanto na prefeitura, quanto no governo do Estado, Búrigo ressaltou em seu discurso a trajetória do amigo e companheiro de partido, e relembrou momentos da parceria dos dois. “Minha história com Sartori começou há muito tempo. Ainda como secretário e prefeito em São José dos Ausentes. Inclusive, foi o Sartori que me incentivou a concorrer a prefeito. Conheci ali, no dia a dia, o caráter e a transparência que tanto dizem quem é o Sartori”, pontuou o deputado.
Durante o seu pronunciamento, visivelmente emocionado, o ex-governador abordou o passado e os desafios da sua gestão, mas ressaltou que é preciso “olhar para frente, com foco nas pessoas e no bem comum”. Sartori agradeceu a homenagem, a qual dividiu com todos os gaúchos. “Essa medalha é do Rio Grande, e do propósito da sua gente”, disse.
Após a solenidade, Búrigo reforçou as palavras de admiração a Sartori. “Foi ele quem trouxe assuntos espinhosos para a mesa, e começou um processo, tanto de discussão, quanto de implantação de medidas que vão repercutir por décadas. Mas a principal realização de Sartori foi a transparência. Falar claro e direto com os gaúchos. Abriu as contas e escancarou o tamanho do rombo em que estávamos vivendo. Hoje, todos nós temos tranquilidade e orgulho de defender seu legado, seu nome”, finalizou o parlamentar.
Fotos: Luiz Chaves