Não deixar água parada mais de sete dias em ambiente aberto é uma das orientações
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê convoca a população Ipeense para fazer a ação de limpeza de suas residências antes da chegada do verão, período mais intenso e propício para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Importante salientar que entre os meses de novembro a maio, existe o período (sazonal), no qual o Aedes se reproduz com muita facilidade. Também é válido reforçar que após a fêmea depositar seus ovos, os mesmos resistem em torno de um ano, independente da temperatura do ambiente. É mito pensar que os ovos morrem com o frio intenso, por exemplo.
O ciclo de reprodução do mosquito é de sete a 10 dias, nesse período o mosquito se transforma em adulto. Por isso a importância de não deixar água parada mais de sete dias em ambiente aberto ou com vedação inadequada, facilitando a entrada do mosquito para que ele deposite seus ovos. Geralmente a Fêmea do Aedes deposita em média 200 ovos, espalhados por diversos recipientes da casa que tenham água parada, com a intenção de garantir a sobrevivência de sua espécie.
Porém, podemos interromper o ciclo e a proliferação do Aedes, basta adquirimos pequenos hábitos diários antes da chegada do verão.
Orientações de combate ao Aedes
– Limpar as cisternas, escovando-as bem na parte interna com água sanitária e sabão, depois da higienização depositar uma quantia de água sanitária no recipiente e por final tela, bem como fechar todos os orifícios que possam facilitar a entrada do mosquito;
– Eliminar potes, entulhos, garrafas com gargalo para cima, tampas e todos os objetos que possam acumular água em seu pátio;
– Revisar os pratos dos vasos das plantas;
– Higienizar os recipientes de água dos animais;
– Higienizar as calhas.
Ronei Marcilio com informações da Assessoria de imprensa