O clínico geral, Adair Zanotto, reforça a importância da vacina da gripe neste período
Nesta terça-feira (21), iniciou oficialmente o inverno, estação mais fria do ano. A Rádio Solaris com o apoio de Aconchego Móveis e Sorvelândia traz dicas para a população de como cuidar da saúde com o clínico geral, Adair Zanotto que atende em Antônio Prado e explica sobre a importância dos cuidados neste período de inverno.
Segundo o médico as doenças respiratórias mais comuns neste período, além da pandemia da Covid-19, é o vírus da Influenza (gripe) e resfriados que podem evoluir para quadros respiratórios mais graves como uma pneumonia, por exemplo.
Em nossa região que possui como característica um inverno mais intenso o médico indica cuidados que podem fortalecer o sistema imunológico, como: Manter-se bem agasalhado, ter uma boa alimentação e hidratação constantes o que consequentemente contribuem para a defesa do organismo contra doenças. O doutor explica ainda que a transmissão do vírus se prolifera em ambientes fechados, por isso é importante arejar frequentemente estes espaços para assim diminuir a incidência de sua propagação.
Zanotto salienta também a importância da vacina da gripe que acaba sendo esquecida durante a pandemia devido a gravidade. “Não podemos esquecer que a vacina existe, está disponível e precisa ser feita até porque se a pessoa contrair a Covid e pegar uma gripe, ou vice-versa, esta combinação pode ser fatal”, comentou.
Para crianças e idosos o médico indica evitar mudanças bruscas de temperatura que podem prejudicar o sistema imunológico. Sobre os sintomas nesta época, tanto da Covid-19, quanto para gripe são praticamente os mesmos sendo os mais comuns febre e tosse o que acabam por confundir o real diagnóstico que só pode ser confirmado através da realização do teste. Portanto mediante a qualquer sintoma a população deve procurar ajuda médica no município, seja por meio das UBS’s, Central de Vacinas, entre outros locais que possam auxiliá-los neste atendimento.
O doutor finaliza indicando a realização da vacina da gripe a população o que tornará difícil a contaminação pelo vírus da Influenza e facilitará o diagnóstico para o Coronavírus caso surjam sintomas.