Exposição de escultura e painéis e mostra de filme sobre a cultura Italiana integram a programação
Na manhã desta quarta-feira (19) participaram de entrevista, na Rádio Solaris 97,3, a secretária de Educação, Adriana Sartori e a diretora do departamento de cultura, Carla Pinheiro a fim de divulgar a programação alusiva ao Dia da Etnia Italiana no município.
“Nós moramos em um município que possui muito orgulho de suas origens e que gosta de contar e passar adiante a cultura dos nossos antepassados. Então esse Dia da Etnia Italiana pra nós é um dia muito importante e que bom que existe uma lei nos ampara,” reforça Sartori se referindo a lei estadual 11.595/2001 que instituiu a data.
A secretária salienta a importância não só dos moradores daqui vivenciarem esta cultura, mas também os que vem de fora como é o caso de Cesar Cony, artista que está participando da programação.
Segundo Sartori tanto as pessoas daqui como as de fora se adaptaram a cultura italiana devido a iniciativa do município em preservá-la. “Amanhã, dia 20 de maio será um dia para repensar, valorizar e levar adiante a nossa cultura,” complementa.
A diretora de Cultura, Carla Pinheiro, comenta sobre as atividades que serão realizadas em comemoração ao Dia da Etnia italiana e a finalidade deles para a população.
Através destes projetos a gente que disponibilizar a população acesso a arte, informação e a cultura porque sabemos e acreditamos que a cultura e a arte são capazes de transformar vidas, desenvolver o pensamento crítico e fazer repensar seu dia-a-dia, comenta Pinheiro.
A diretora explica que a programação inicia amanhã (20), a partir das 10h, na praça Garibaldi onde acontece a inauguração da escultura Ferro e Dressa, do artista Cesar Cony que estará exposta a população até o dia 11 de junho. Após esta data a obra segue para exposição em Porto Alegre.
Também haverá o lançamento da exposição “Pérolas das Casa” na praça que consiste na mostra de painéis que contam a história do coral Vozes do Prado. A mostra fica disponível ao público até domingo (22).
E a noite, às 19h, acontece a exibição do filme, Nostri Ricordi, produzido no dialeto Talian e idealizado pelo grupo de teatro I Descendenti dei Imigranti Italiani que será exibido na página do facebook @filodeantonioprado.
As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Educação com paoio do departamento de Cultura do município. “A iniciativa é nossa, mas o trabalho todo praticamente da Carla e nós estamos muito felizes com a maneira como tem sido desenvolvida a cultura em Antônio Prado,” finaliza Sartori.
Ambas as entrevistadas destacam que em breve o município terá novidades culturais e artísticas através de projetos Pradenses.
Confira a entrevista completa, abaixo:
Fonte: Grupo Solaris- Repórter Taís Vargas