Luiz Carlos Scapinelli pretende buscar em sua gestão maior valorização dos agricultores e recursos para o setor
O Ipeense, Luiz Carlos Scapinelli, assumiu no dia 05 de maio, a Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul.
Scapinelli, conhecido popularmente como Bilu, foi vereador em Ipê, no período de 2017 á 2020, chegando a presidir a Câmara de Vereadores do município. Também já atuou como dirigente sindical e de cooperativa, foi coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Estado, dos Campos de Cima da Serra e da região das Hortências.
Ao ser questionado sobre as atividades que pretende realizar a frente do cargo, Scapinelli destaca a busca pela valorização dos agricultores. “A primeira ação é a luta por dias melhores e maiores condições de vida para o homem e a mulher que trabalham na agricultura familiar,” reforça.
Também citou a busca por um preço justo na comercialização de produtos produzidos pela agricultura familiar que atualmente sofre com o aumento no custo para produção.
O Secretário salienta ainda que buscará manter os direitos que já foram conquistados assim como pretende pleitear a ampliação e o retorno de programas que já beneficiaram muitos trabalhadores, como o Programa de Habitação Rural que possibilitava ao agricultor construir e reformar sua propriedade.
Também defende mais recursos para programas de crédito fundiário como o Terra Brasil o que segundo o secretário a iniciativa dispõe atualmente de apenas R$ 600 mil reais disponíveis aos trabalhadores rurais em todo o território brasileiro.
Ele finaliza salientando que sua principal luta é para que toda a organização tenha perspectivas de dias melhores uma vez que uma agricultura quando fortalecida desenvolve não só o comércio, mas os municípios como um todo.
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas