Para recuperar o estoque é necessário que 70 pessoas, em média, compareçam todos os dias ao Hemocs para atender a demanda
A Apae Caxias do Sul lançou, na terça-feira (16), a campanha “Nas veias de um APAExonado corre a solidariedade!”, que tem por objetivo sensibilizar a comunidade para a doação de sangue. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), em plena pandemia de Covid-19, está com baixo estoque de sangue. O local atende todos os leitos do SUS no Nordeste Gaúcho.
Hoje, o Hemocs está com cerca de 30% a menos de doações, com relação ao período pré-pandemia, e necessita com mais urgência de doadores de sangue dos tipos A+, O+, e O-. Para recuperar a queda nos estoques, muito em virtude da pandemia do coronavírus que afastou os doadores, é necessário que 70 pessoas, em média, compareçam diariamente ao hemocentro para atender a demanda.
“Sempre pedimos doações, agora é a nossa vez de retribuir! Essa é uma atitude de pessoas que tem paixão pela vida. Nas veias de um APAExonado corre muito mais do que sangue para doar… Corre amor, empatia, esperança e principalmente, solidariedade”, enfatiza a presidente da Apae Caxias do Sul, Bernardete Pavan Vezaro.
Para doar é preciso agendar horário pelo telefone (54) 3290.4543 ou no WhatsApp (54) 98418.8487, é necessário ainda ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis.
O voluntário deve pesar mais que 50 kg e estar com um documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.