Prefeito Adiló Didomenico participou do encerramento do evento, na comunidade de Ilhéus/Dalagno
Cerca de 200 produtores rurais, estudantes e profissionais participaram nesta quarta-feira (17) do 4º Fórum da Pecuária de Corte e Leite nos Campos de Altitude do Rio Grande do Sul. O evento, promovido pelo Sindicato Rural, foi realizado no salão da comunidade de Ilhéus/Dalanho, em Vila Seca, interior de Caxias do Sul. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e o Programa Juntos para Competir (Sebrae, Senar e Farsul) apoiaram o Fórum, que teve patrocínio da Santa Clara.
O Prefeito Adiló Didomenico participou do encerramento do evento. Ele agradeceu pela presença dos pecuaristas, que vieram de localidades do interior de Caxias do Sul e também de outros municípios da região. “Vocês estão de parabéns, pois vieram em busca de mais conhecimento e da troca de experiências, o que é muito importante e dá ótimos retornos, tanto para Caxias como para os municípios vizinhos”, considerou.
Adiló listou algumas ações da administração municipal direcionadas ao meio rural, como a reformulação da lei de apoio ao produtor rural, que permite realização de melhorias nas propriedades produtivas para apoiar a produção agropecuária. Também mencionou a renovação do maquinário agrícola e de veículos pesados, cujo processo já iniciou e está em curso por meio de investimentos da ordem de R$ 55 milhões.
O presidente do Sindicato Rural, Valmir Susin, agradeceu pela presença do Prefeito, dos participantes e apoiadores. “Para fortalecer e defender o setor da produção agropecuária só existe uma maneira: é a união de todos. Caso contrário, sem união, não alcançaremos nossos objetivos”, disse. Participaram representantes de entidades como Senar, Emater e Inspetoria Veterinária, além de subprefeitos e coordenação distrital. As autoridades também saudaram a presença de dezenas de alunos da Escola Família Agrícola (EFA Serra), localizada na 3ª Légua, em Caxias do Sul.
Para André Bordignon, da coordenação do Sebrae, o Fórum abordou algumas das principais pautas que estão impactando o setor do agronegócio atualmente. “Estamos no melhor lugar onde poderíamos estar: no segmento do agro, da produção de alimentos. Esta troca de informações é muito importante porque nos faz crescer”, afirmou.
O Fórum teve como tema central será “Pecuária 2022 – Num cenário desafiador, oportunidades de Produção Sustentável”. As palestras foram apresentadas pela economista da Farsul, Danielle Guimarães; e pelos engenheiros agrônomos Airton Spies (Cadeia Produtiva do Leite); Cristiano Costalunga Gotuzzo (Sistemas de Irrigação); e Homero De Boni Jr. (Pastagens). O 1º Fórum da Pecúaria foi realizado em 2015, também no salão de Ilhéus/ Dallagno.