A data reforça os cuidados a população sobre o assunto
O dia 20 de fevereiro é o dia nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data é uma oportunidade para pessoas e empresas se conscientizarem e sobre o assunto e tomarem ações para combate.
Segundo o coordenador terapêutico da PATRE de Antônio Prado, Roberto Faleiro a dependência química vem da predisposição. “A pessoa nasce com essa predisposição e muitas vezes na família os pais pegam a espuma da cerveja para criança provar, ou mistura água com vinho, mas contém álcool e mesmo sendo criança se a pessoa tem a predisposição desencadeia um gatilho de prazer ao tomar que no futuro acabada tornando o efeito do álcool prazeroso.”
Para o coordenador a pessoa nota que está dependente quando a falta de determinada substancia a torna impaciente, agressiva, sentindo uma sensação de vazio entre outros efeitos.
Conforme Faleiro as pessoas ainda tem um preconceito sobre a dependência ser uma doença. “A melhor ajuda a se buscar é a informação, saber o que é a dependência química para perder o preconceito e saber quando é necessário buscar ajuda.”
A PATRE de Antônio Prado atua na prevenção de álcool e outras drogas, tendo as reuniões todas terças-feiras as 20h, na sede principal localizada na rua Sete de Setembro, 433 no bairro Fátima. Os encontros são abertos para quem quiser participar e conhecer um pouco melhor sobre a instituição e o assunto.
Fonte: Repórter Gustavo Zanotto