Os fiéis eram convidados a deixar alimentos para doação e, na sequência, recebiam a bênção dos padres
A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, aconteceu pelo segundo ano consecutivo sem o convite aos fiéis para assistir às missas de forma presencial, em virtude da pandemia. Se antes as ruas que contornam o Santuário Diocesano amanheciam repletas de caminhantes, em 2021 o cenário foi diferente, já que os devotos chegaram até o Santuário de carro.
Os fiéis eram convidados a deixar alimentos para doação e, na sequência, recebiam a bênção dos padres, sem que passageiro ou motorista precisassem descer do automóvel, para garantir a segurança de todos em um momento tão delicado. Estima-se que 10 toneladas de alimentos foram arrecadadas nas mais de oito horas de Drive-Thru da Fé, evento realizado pela Prefeitura de Farroupilha e pelo Santuário.
De acordo com a Brigada Militar (BM), mais de 3,2 mil carros passaram pelo ponto de bênção até às 17h, fazendo com que o dia 26 de maio fosse marcado por solidariedade, religiosidade e devoção. Sem estrutura de apoio disponível aos romeiros e com a igreja de portas fechadas, não houve registro de problemas por aglomeração. Toda a programação foi transmitida pelas redes sociais do Santuário.
“Nós somos muitos, somos milhares. Nossa conquista é também porque as pessoas entenderam que não havia proibição de estar aqui, mas sim uma orientação de que neste momento, o melhor era não aglomerar. O Drive-Thru é uma maneira encontrada de estarmos aqui mais seguros. Tem devoto que é de carteirinha, que prestigia o dia 26, e que este dia faz parte de sua história. Assim, ele pode viver o dia 26 de forma diferente e segura”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.
Dom José Gislon, Bispo Diocesano de Caxias do Sul, conduziu a missa das 10h30min. Na homilia, o bispo recordou o momento difícil que a sociedade atravessa, e relembrou a importância da devoção e religiosidade para enfrentar as adversidades. “Diante da realidade que está ferindo a vida de tantas pessoas e famílias, nesta 142ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, colocamos diante do olhar materno da Virgem Maria todas as realidades que nos envolvem. Podem ser de alegria, de esperança, mas também de quem carrega consigo a dor da perda, que tem tocado o coração de muitas pessoas e famílias neste momento. A dor que fere os sentimentos por não podermos nos despedir de forma adequada de quem fazia parte de nossa vida, e partiu de forma inesperada”, refletiu o bispo.