Ao completar 60 anos, a Banda Florentina comemora com o lançamento do projeto “As Quatro Estações”: uma série de quatro espetáculos temáticos com repertórios sazonais. As apresentações serão gratuitas e realizadas em diferentes bairros e distritos de Flores da Cunha. Com estrutura pensada para garantir inclusão, acessibilidade e integração cultural, a temporada começa neste domingo (29), no bairro Pérola, alusivo ao Outono. A apresentação ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, com início às 16h.
Os espetáculos seguem dia 31 de agosto, em Mato Perso, representando o Inverno, depois 30 de novembro no bairro União, para a Primavera e encerra com o Verão, no dia 1º de março de 2026 em Nova Roma. O objetivo do projeto é ampliar o acesso à música instrumental e formar novas plateias nas comunidades que historicamente têm menos oportunidades de vivenciar esse tipo de experiência.
O projeto reúne cerca de 50 profissionais entre músicos, técnicos, produtores e equipe de apoio. O maestro Vinícius Fioreze assina os arranjos da big band com sopros, guitarra, contrabaixo, piano, bateria e vocal. O repertório é construído com canções que marcaram época e ganham novos arranjos e adaptações especialmente para cada temporada.
Além das apresentações, o projeto inclui ensaios abertos em escolas públicas, aproximando crianças e jovens da música ao vivo. Os ensaios semanais também são abertos ao público na Sede Cultural Florentina, às quartas-feiras à noite.
Conforme o coordenador do projeto, o guitarrista, Felipe Corso, a expectativa é alcançar aproximadamente duas mil pessoas ao longo das quatro apresentações. “Mais do que uma comemoração, o projeto busca renovar os vínculos entre a Banda Florentina e a comunidade, promovendo o acesso à cultura, a valorização da história e o fortalecimento da cena musical local”, frisa.
Os concertos contam com tradução em Libras, estrutura para pessoas com mobilidade reduzida, estacionamento gratuito, apoio da Brigada Militar e Guarda Municipal. “As Quatro Estações” propõe um ciclo musical que parte das raízes da banda para semear novas possibilidades. Uma trajetória que se conecta com o tempo, com o território e com o público. O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e Ministério da Cultura.
Datas e locais dos espetáculos:
29/06/2025 – Pérola, às 16h
31/08/2025 – Mato Perso
30/11/2025 – União
01/03/2026 – Nova Roma