Para concluir a reforma é calculado um investimento de R$ 12,9 milhões
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue trabalhando na reabilitação da Ponte Ernesto Dornelles, conhecida como Ponte dos Arcos, na BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves. O andamento das atividades alcançou neste último mês 15% de avanço físico. As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e terão um investimento do Governo Federal de R$ 12,9 milhões.
Entre os serviços já realizados está a demolição da laje de concreto da faixa leste da ponte e a execução da primeira das quatro etapas de concretagem da nova laje. Após a conclusão das etapas restantes deste lado, o trânsito será transferido para o novo pavimento, permitindo repetir as mesmas atividades na faixa oeste.
Simultaneamente estão sendo executados o reforço dos pilares, inspeção e reforço da parte inferior do tabuleiro, executado por meio de plataforma montada sob a estrutura. Esse serviço ocorre sem interferir no tráfego, que segue em sistema de comboio, em meia pista. Para garantir segurança frente a possíveis cheias do Rio das Antas em setembro, as equipes iniciaram o reforço dos pilares de baixo para cima, atingindo cotas que asseguram segurança nos serviços, mesmo em caso de elevação do nível do rio.
Próximas etapas – Ainda estão previstos serviços importantes para os próximos meses, como a reconstrução dos elementos de proteção lateral da ponte, o reforço das vigas abaixo do tabuleiro com fibra de carbono, além do reforço dos pendurais (elementos que conectam o tabuleiro/pista aos arcos da ponte), uma das atividades mais complexas da reabilitação, envolvendo envelopamento em concreto e instalação de dispositivos tensionadores. A estimativa é que as intervenções sejam finalizadas no final do primeiro semestre de 2026.
PROARTE – As melhorias são gerenciadas pelo PROARTE, programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais (OAE), por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação.
As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte, especialmente em obras com níveis críticos de conservação e grande relevância para a malha rodoviária federal.
Importância – Localizada sobre o Rio das Antas, a ponte conecta os municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves e é considerada um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha, conhecida popularmente como Ponte do Rio das Antas. A intervenção busca corrigir sinais de desgaste natural acumulados ao longo de mais de 70 anos de operação, garantindo a segurança dos usuários e a preservação desse patrimônio da engenharia nacional.
A ponte é símbolo da engenharia e uma das principais ligações entre a Serra e o Vale do Rio das Antas. Com a reforma, será possível prolongar a vida útil da estrutura, garantindo segurança e confiabilidade para os milhares de usuários que dependem da BR-470 diariamente.
