Estrutura na divisa de São Valentim do Sul e Santa Teresa será maior e mais alta
As obras da nova ponte de Santa Bárbara, na ERS-431, seguem avançando com a conclusão da etapa de fundações, incluindo blocos, estacas e a concretagem dos pilares. A estrutura substitui a antiga ponte, demolida após ser severamente danificada pela enchente de setembro de 2023, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza.
O novo projeto prevê uma ponte um metro mais alta, 25 metros mais longa e 2,60 metros mais larga que a anterior, além de acostamento nos dois lados. O investimento total é de R$ 31,3 milhões, custeado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Segundo o governo, a obra está dentro do cronograma e deve ser concluída em 2026. O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, vistoriou o andamento dos trabalhos nos últimos dias e afirmou que a nova ponte é “mais resistente” e deve ampliar a segurança e a qualidade da mobilidade na região.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destaca que a próxima etapa será a construção das travessas sobre os pilares, seguida da instalação das vigas. Ele afirma que o ritmo de execução é positivo e que a obra representa mais um passo para restabelecer plenamente a ligação entre os dois municípios.