A atriz gaúcha Rejane Schumann fez sucesso na teledramaturgia brasileira nos anos 1970
A ex-atriz da TV Globo Rejane Schumann, de 74 anos, foi encontrada nesta quarta-feira (3), em situação precária dentro de seu apartamento em Porto Alegre. Originalmente, a operação tinha como intuito o resgate de animais, após uma acusação de maus tratos. Porém, ao entrar no apartamento, a Polícia Civil percebeu que a própria mulher, com sinais de demência, vivia em situação de maus tratos.
Segundo relatos da ativista de resgate animal Deise Falci, que acompanhou a ação, a atriz estava muito magra, sem tomar banho há meses e dormia em um colchão em condições insalubres. Também foi relatado que a geladeira estava vazia e havia pouca comida no local.
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram que o ambiente estava com muita sujeira e fezes por todo lado, sem nenhuma condição de higiene básica. Os animais, quatro cães e dois gatos, tinham água e comida, mas um deles estava com sarna. Após consentimento da artista, eles foram encaminhados para um lar provisório para receber o devido tratamento e, depois, serem adotados.
A Polícia Civil e os órgãos competentes devem investigar se Rejane Schumann possui familiares próximos, e que possam cuidar dela. A forma como ela foi encontrada pode caracterizar crime de abandono.

Um pouco da história de Rejane Schumann
Rejane Schumann nasceu em Canoas (RS), em 1949. Além de atriz, também trabalhou como jornalista e escritora. Fez sucesso na teledramaturgia brasileira nos anos 1970, com atuações em novelas clássicas da Globo, como O Astro (1977), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979).
Sites na internet confundiram atriz
Algumas postagens na internet divulgaram foto errada da artista. Em muitas delas, Rejane Schumann foi confundida com a atriz paulistana Suzana Faini, que atuou nas novelas Dancin’ Days, Pai Herói, Eu Prometo. Ela morreu em 2023.
