Jogos Paralímpicos de Paris começam no dia 28 de agosto
A gaúcha Maria Eduarda Stumpf segue em preparação intensa para os Jogos Paralímpicos de Paris. Na última semana, a atleta da Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD/UCS) fez treinos com outras duas taekwondistas brasileiras: Ana Carolina Leite Macedo e Camila Bezerra, da Two Brothers, equipe de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo.
Após uma análise esportiva considerando as individualidades de luta das atletas, Ana Carolina e Camila, mesmo sendo do taekwondo convencional, foram convidadas pelo técnico Daniel Brisotto, da ACKTD/UCS, a virem a Caxias do Sul. Com suporte da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e Comitê Paralímpico Brasileira (CPB), elas chegaram na cidade no dia 1º de agosto e ficaram até a última quarta-feira (7).
“Esse trabalho foi fundamental, pois conseguimos testar tudo o que estamos desenvolvendo em aspectos técnicos e táticos. A ideia é ajustar para chegarmos dentro da competição e a Maria estar o mais adaptada possível perante às técnicas das adversárias”, destacou o técnico.
Ao todo, foram realizados 10 treinos entre as três atletas, simulando combates com características de taekwondistas paralímpicas que podem ser adversárias da brasileira nos Jogos de Paris. “A Maria fez uma competição só neste ano, enquanto suas possíveis adversárias rodaram bastante no primeiro semestre e fizeram pelo menos três competições. Isso nos deu bastante material para estudar e já conseguimos observar mudanças e novas técnicas que essas atletas usaram”, ressaltou Daniel.
Feita ainda em solo gaúcho, essa foi uma contribuição importante na reta final de preparação para a Paralimpíada. Na próxima terça-feira (13), Maria viaja para São Paulo, onde se encontrará com a comissão técnica e os demais atletas que vão representar o taekwondo paralímpico do Brasil em Paris. Além dela, que é representante da categoria até 52kg, foram convocados Nathan Torquato (63kg), Claro Lopes de Oliveira (80kg), Silvana Fernandes (57kg), Ana Carolina Moura (65kg) e Débora Menezes (65kg). No dia 14, a equipe embarca para a França, onde passará por um período de aclimatação na cidade de Troyes, a cerca de 180km da capital francesa.
Os Jogos Paralímpicos de Paris iniciam no dia 28 de agosto, com a cerimônia de abertura. Já no primeiro dia de competição, dia 29, iniciam as disputas do taekwondo, a partir das 5h (horário de Brasília), com os pesos leves.
Maria vai pro tatame justamente na quinta-feira e no mesmo dia ocorrem as repescagens e as lutas de pódio. Mesmo sem adversária definida ainda, a tendência é que a brasileira não enfrente uma outra atleta cabeça-de-chave em sua primeira luta, visto que ocupa atualmente a terceira colocação do ranking mundial.