Rede de 6,7 km garantirá abastecimento à 30 famílias no trecho até a Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio da 3ª Légua
Uma rede de 6,7 quilômetros irá levar água tratada do Sistema Faxinal a mais 30 famílias do interior de Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Samae, João Uez, assinaram no último sábado (27) a ordem de início da extensão no trecho que liga a Estrada Municipal do Vinho à Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio da 3ª Légua.
O investimento será de R$ 925.797,72. A rede será implantada pela Nort Brasil, empresa terceirizada contratada pela autarquia, junto à Estrada Municipal do Vinho, em um prazo de até 150 dias. O ato foi realizado na vinícola Casa Motter, às margens da rodovia e do Arroio Belo.
Abastecidos por vertente, os moradores sofrem tanto com a falta quanto com o excesso. “Se chove muito, a água fica suja. E enfrentamos dois anos de estiagem”, contou o agricultor Volnei Dallegrave, que assinou a ordem de início como testemunha ao lado do proprietário da Casa Motter, Rafael Giacomelli Motter.
O prefeito Adiló Didomenico frisou que ampliar o abastecimento de água no interior é um compromisso da atual administração, assim como asfaltar acessos às comunidades, sem cobrar da população. Ao final de seu pronunciamento, voltou a descartar qualquer possibilidade de concessão ou privatização do Samae, que oferece serviços de qualidade e está com as finanças em dia.
Rafael Motter agradeceu, em nome da comunidade, pela obra que encerrará os problemas do abastecimento. Também falando pelos moradores, Volnei Dallegrave destacou a
medida adotada pelo Samae, este ano, de não cobrar pelo material utilizado nas extensões de rede no Interior, como já ocorria na cidade.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, explicou que é uma questão de justiça, pois uma vez instalada a rede, mesmo quem não havia pago poderia requerer a ligação. “Ou paga todo mundo, ou não paga ninguém. Temos de valorizar quem, pelo menos três vezes por dia, coloca alimentos em nossa mesa”.
A universalização do fornecimento de água tratada passa, necessariamente, pelos investimentos no interior. Caxias do Sul conta com quase 98% da população atendida, índice que já alcança 100% na área urbana. João Uez antecipou que, nas próximas semanas, será lançado o Programa Água Boa, que contemplará 250km de redes na zona rural.

Dois deputados estaduais prestigiaram a solenidade. Carlos Búrigo lembrou do asfaltamento da Estrada Municipal do Vinho, quando ele e Adiló eram secretários do então
prefeito José Ivo Sartori. Já Guilherme Pasin citou os dramas vividos pelos agricultores gaúchos depois das enchentes do ano passado e elogiou a atenção dedicada aos moradores do Interior.
O ato deste sábado também contou com as presenças dos vereadores Juliano Valim, representando a Câmara, e Sandro Fantinel; dos secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier; Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza; Urbanismo, Adriano Bressan, do adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Velocino Uez; do coordenador distrital, Elizeu Andreis, e do presidente da União das Associações de Bairro, Valdir Walter, além da equipe do Samae e moradores da região.