Artista faleceu aos 88 anos, foi velada e sepultada em Caxias do Sul
A artista pradense, Neusa Virginia Welter Bocchese faleceu aos 88 anos, de causa não divulgada, no último final de semana. Foi velada na segunda-feira (26), no Memorial Capelas São José e sepultada no Cemitério Público Municipal ambos em Caxias do Sul.
Nascida em 1936 em Antônio Prado, a artista iniciou sua trajetória em 1983, inspirando-se na arquitetura e nas tradições dos imigrantes italianos que moldaram a identidade da cidade. Suas obras, retratam elementos como casas, lambrequins e capelas e são testemunhos visuais da história e da memória coletiva da região.
Também atuou como educadora, ministrando aulas de artes em seu ateliê e foi fundadora do Ateliê de Artes Visuais de Antônio Prado (ARVIS), onde orientou gerações de artistas locais.
No ano de 2017 foi homenageada durante a 5ª FenaMassa com a distinção “Amigo Divulgador de Antônio Prado”. Em abril de 2022, Neusa realizou uma exposição com 30 obras de seu acervo que retratavam elementos da Cultura Italiana e pradense intitulada “Arte na Colonização Italiana de Antônio Prado” no Ponto de Cultura, localizado ao lado do IPHAN. Essas obras foram doadas ao município expressando o desejo da artista de que suas obras se mantivessem em Antônio Prado.
Confira abaixo algumas obras da artistas que retratam o município:


