Ciclovia, passeios para pedestres, iluminação pública e pavimentação
As máquinas da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) chegaram nesta segunda-feira (8) no acesso ao bairro Desvio Rizzo. A empresa assume definitivamente a retomada da obra – que estava parada desde abril deste ano, quando a empresa responsável desistiu de honrar o contrato. A decisão dos serviços serem finalizados pela Codeca foi anunciada pela Prefeitura em 03 de junho.
Depois de ter feito uma ação paliativa no local para melhorar os acessos aos moradores em abril, a Codeca foi contratada pelo município para fazer os trabalhos de readequações da geometria, pavimentação asfáltica, iluminação pública, implantação de ciclovia e ciclofaixa, acessibilidade universal, sinalização horizontal e vertical e serviços afins e correlatos.
Em linhas gerais, serão implantados aproximadamente 1,8 mil metros de ciclovia, pavimentados 30 mil m² de passeios para pedestres com prioridade para a acessibilidade universal, instalada iluminação pública em 1,8 mil metros de vias e executados cerca de 70 mil m² de pavimentação asfáltica.
A contratação da Codeca ocorreu após a desistência da empresa que havia vencido a licitação e abandonou a obra alegando problemas financeiros. Paralelamente, a Construtora Pelotense Ltda assumiu a implantação das redes de esgotamento sanitário do tipo separador absoluto, execução das ligações prediais – rede coletora e os ramais prediais – e implantação de canalização pluvial. Essa parte é de responsabilidade do Samae.